Valdivino Braz - Cinema - Lançamento



Na qualidade de roteirista, codiretor e coeditor do filme “Sol Inimigo”, o escritor Valdivino Braz, secretário-geral da UBE-GO, repassa este especial:


CONVITE



A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), a Coordenação de Arte e Cultura (CAC/PUC Goiás) e o Grupo de Criação e Produção de Cinema, sob coordenação do Prof. Me. Leandro Cunha, convidam V. Sª. e Exmª. Família para o lançamento do documentário Sol Inimigo – O drama do povo no Recanto das Araras, inserido na programação oficial do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA 2012), que acontece entre 26 de junho e 1º de julho, na Cidade de Goiás.

Data do lançamento: 28 de junho de 2012 (quinta-feira)
Local: Casa de Cora Coralina – Cidade de Goiás
Horário: 19 horas

Sinopse: Há um cenário de sofrimento e resistência no Recanto das Araras, distrito do município de Faina (GO). Dramática luta pela sobrevivência, comovente lição de vida. O dia-a-dia dos portadores de Xeroderma Pigmentoso (XP), numa luta desigual, pois o XP (câncer de pele) é um tipo de doença genética rara, hereditária e incurável. Sensíveis aos raios ultravioletas e até mesmo à luz elétrica, as pessoas afetadas sofrem lesões, mutilações e morte. De baixa renda, labutam com a lavoura e o gado, expondo-se ao sol inclemente, contraindo o câncer e perdendo partes do rosto, em consequência da retirada de tumores. As cenas são dolorosas. A doença mutila e mata. Mas há também o espírito de união deste povo, os ofícios de fé e um fio de sofrida esperança a cada dia. Embora a doença não seja contagiosa, as vítimas do XP são alvos de preconceito, isolamento e omissão. O Recanto das Araras é um grito de socorro.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui

Leia também

Valdivino Braz - Poema

Soldado ucraniano Pavel Kuzin foi morto em Bakhmut  - Fonte BBC Ucrânia em Chamas - Século 21                               Urubus sobrevoam...