Miquel Martí i Pol (Poeta catalão) - Poema

 
Elisabetta Canalis
SE FALO DOS TEUS OLHOS
  
Se falo dos teus olhos, em mim ecoam
cadeirinhas de junco e um ocaso de pombos.
Os teus olhos, tão intensos como um grito na escuridão.

Se falo dos teus lábios, em mim ecoam
profundíssimas grutas e ritmos de preguiça.
Os teus lábios, tão próximos como a noite.

Se falo do teu cabelo, em mim ecoam
praias desconhecidas e quietudes de igreja.
O teu cabelo, como a espuma do vento.

Se falo das tuas mãos, em mim ecoam
maracotões suavíssimos e odor de roupa antiga.
As tuas mãos, tão leves como um suspiro.

Se falo do teu corpo,
do teu corpo que amei,
só ecoa em mim a minha voz,
e então fecho avaramente os olhos
e digo, para mim só, o segredo dos caminhos
que lentamente segui através do teu corpo
tão cálido como a luz,
tão denso como o silêncio.


Tradução de Francisco Topa 
In. Vint-i-set poemes en tres temps, 1972.
Imagem retirada da Internet.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui

Leia também

Valdivino Braz - Poema

Soldado ucraniano Pavel Kuzin foi morto em Bakhmut  - Fonte BBC Ucrânia em Chamas - Século 21                               Urubus sobrevoam...